Boteco Behaviorista #52 – Pesquisa Translacional na Análise do Comportamento
Transmitido ao vivo em 03 de julho de 2016
Sobre o vídeo
Historicamente muito atrelada às ciências da saúde, a pesquisa translacional já teve seus objetivos definidos como “promover pesquisa interdisciplinar e acelerar a troca bidirecional entre ciência básica e clínica para mover os achados de pesquisa básica do laboratório para ambientes aplicados envolvendo pacientes e populações” (Guimarês, 2013). Veja o artigo “Pesquisa Translacional: uma interpretação“, de Reinaldo Guimarães, publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva.
No caso da Análise do Comportamento, o ramo da pesquisa translacional se interessa especialmente em estabelecer vias de comunicação entre o estudo de processos comportamentais básicos e variados contextos aplicados. Mas quais seriam os principais desafios para a pesquisa translacional em AC? Quais são os temas de pesquisa mais quentes nessa área? O que temos produzido a respeito em anos recentes?
Um excelente artigo que trata do assunto é o de Mace e Critchfield (2010) intitulado “Translational research in behavior analysis: historical traditions and imperative for the future” publicado no Journal of the Experimental Analysis of Behavior.
Participação (em ordem alfabética)
– César Rocha
– Felipe Epaminondas
– Fernanda Calixto (doutoranda UFSCar – Universidade Federal de São Carlos)
– Marcela Ortolan
– Saulo Velasco (professor Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento)
(Retirado e adaptado da descrição do YouTube em 03/07/2016)